O QUE EU FAÇO
AUTISMO E NEURODIVERGÊNCIAS
Aulas e Palestras
Explico que o autismo como neurodiferença, é apenas uma forma divergente de expressar e sentir. Mostro e exemplifico como funciona o pensamento do autista e como nós enxergamos o mundo. Esclareço o que nos coloca dentro do Espectro, e que não há certo e errado na neurodivergência. A proposta vai além de identificar pessoas autistas não diagnosticadas, mas também como ajudá-las em momentos de crises, fornecendo apoio e suporte.
Tem o objetivo de esclarecer qual é a melhor forma de abordar um autista, iniciar uma conversa, fornecendo assim um parâmetro maior a respeito da acessibilidade.
Esclareço também o que são as Altas Habilidades e Superdotação, tão incompreendidas e mistificadas. E, principalmente, como proceder quando acontece de ocorrer em conjunto com o autismo ou TDAH, ganhando o nome de dupla excepcionalidade, o que nos leva a um capítulo à parte, pois são outros conjuntos de características e formas de agir.
Temas abordados: autismo, altas habilidades/superdotação (AHSD) e dupla excepcionalidade (autismo + AHSD).
Público alvo: leigos, pais, professores, empresas e espaços culturais.
Consultorias
Consiste em entender a questão e/ou detectar a problemática de um lugar, como entender quais são as falhas na acessibilidade e criar um espaço receptivo com pessoas abertas para receber e aceitar o neurodivergente.
Logo em seguida é feito um levantamento das informações, onde será detectado quais são as falhas e/ou necessidades urgentes. Geralmente levo de 2 a 4 dias pra fechar essa percepção. É um momento inicial de conversas, pesquisa e muita observação (coisa nata num autista) de todas as questões e situações. E então é elaborado um plano de ação, que pode evoluir para os workshops e/ou treinamentos.
Temas abordados: autismo e neurodivergências, acessibilidades, adaptabilidades e inclusão.
Público-alvo: escolas, professores, empresas, profissionais da área da saúde, profissionais liberais, projetos arquitetônicos e acessibilidades em museus e espaços culturais.
Workshops e Treinamentos
Após as palestras e consultorias, entramos com o Workshop onde serão traduzidas as questões do autista e do neurodivergente como um todo, a nossa forma de interagir, como se dá a comunicação, como abordar, o acolhimento, e como elaborar estratégias de previsibilidade na tentativa de prevenir as crises. E acima de tudo, ensinar como conviver, trabalhar ou estudar com uma pessoa autista.
E então, se preciso for, iniciamos o Treinamento com o intuito de promover pessoas aptas para lidar com as crises, cujas quais precisam ter a energia, habilidade, conhecimento e competência pra intervir de maneira adequada. Como no caso de espaços culturais, ter “brigadistas”, prontos para socorrer em qualquer momento que seja.
Temas abordados: interação, acolhimento, acessibilidades, adaptabilidades e inclusão.
Público alvo: escolas, empresas, espaços culturais, profissionais da área da saúde e profissionais liberais.
Aconselhamentos
O Aconselhamento é voltado para um público mais individual como pais, professores, autistas e neurodivergentes recém diagnosticados sem saber para onde ir. Tenho muitos clientes, como pais, que não receberam orientação adequada de profissionais da área da saúde sobre quem são seus filhos
autistas. Muitos ficam completamente perdidos e desorientados ao receberem o diagnóstico. Aqui, eu ensino como entender e interpretar os sinais que seus filhos dão, e qual é a melhor forma de proceder em vários âmbitos. Recebi recentemente um depoimento de uma mãe de uma criança autista, que disse que aprendeu mais comigo em uma consulta do que em 5 anos com médicos e psicólogos sobre seu filho. Não é que os profissionais da área da saúde não saibam nada, mas o que realmente sentimos, é algo que só um autista adulto pode responder.
Já os professores, me procuram, porque por mais que haja adaptabilidade nas escolas, e que se faça tudo certo ainda assim existem discrepâncias no entendimento, na comunicação e no acesso ao autista em questão.
Diversos profissionais da área da saúde, entre psicólogos, fonoaudiólogos e até terapeutas ocupacionais, me procuram pra entenderem melhor seus pacientes. Certa vez uma psicóloga me disse: “Conhecer você fez com que eu mudasse a forma de ver os meus pacientes autistas”.
E para vocês, meus caros amigos recém diagnosticados. Como tudo é muito confuso e intenso no começo. Meu papel aqui é estender a mão e ajudá-los a se encontrar no meio do caos. Sim, é possível se achar por aí e entender quem você realmente é.
Temas abordados: autismo e neurodivergências, acessibilidades, adaptabilidades, autoconhecimento, empatia, inclusão e respeito.
Público alvo: pais, professores e autistas.
Rodas de Conversa
com Autistas Adultos e/ou com Altas Habilidades e Superdotação
Ao longo destes anos de diagnóstico, compartilhei muita troca entre autistas e pessoas com altas habilidades e sempre todos na necessidade latente de grupos de apoio, tão escassos no mercado.
Ofereço pequenos grupos on-line, para criarmos um espaço acolhedor e informativo, com o intuito de trocar experiências, aprender sobre nós mesmos, criarmos estratégias de auto regulação, suporte para crises, identificação de comportamentos tendenciosos e claro, o tão sonhado pertencimento, presente apenas entre semelhantes. E sim, na consequência adquirimos uma rede de apoio.
Encontros: Os encontros acontecem on-line, de 15 em 15 dias, com 1h30 de duração. Você pode participar de câmera aberta ou fechada, falando ou escrevendo via chat e não é obrigatório a interação, ou seja, você pode participar apenas como ouvinte. O primeiro encontro é gratuito.
Temas abordados: compartilhar as suas experiências e definiremos os temas de acordo com as solicitações preenchidas no formulário.
Público alvo: adultos neurodivergentes.